Regras dos campeonatos realizados pela Data FIFA

 

SISTEMA DE DISPUTA DA LIGA

O Campeonato será disputado no sistema de pontos corridos entre as 14 equipes, de forma continua, em turno e returno, sendo 13 jogos de ida e 13 jogos de volta, sagrando-se campeão o clube que acumular o maior número de pontos ganhos em toda a disputa.

O mando de campo de todas as partidas pertencerá ao clube colocado à esquerda da tabela

Em caso de empate em pontos ganhos entre dois ou mais clubes ao final da competição, o desempate, para efeito de classificação final, será efetuado observando-se os critérios abaixo:

1º) maior saldo de gols;

2º) maior número de gols pró;

3º) maior número de vitórias;

4º) confronto direto;

5º) sorteio.

Obs.:

Para efeito do quarto critério (confronto direto), considera-se o resultado dos jogos de ida-e-volta somados, ou seja, o resultado do “jogo de 180 minutos

Permanecendo o empate no “jogo de 180 minutos” do confronto direto, conforme acima mencionado, o desempate dar-se-á pelo maior número de gols assinalados no campo do adversário.

No caso de empate entre mais de dois clubes, não será considerado o quarto critério.

Os campeões de cada turno estarão automaticamente classificados para a disputa da Supercopa.

CARTÕES E LESÕES

O jogador que receber 3 (três) cartões amarelos, em 3 (Três) jogos diferente, estará suspenso por 1 (um) jogo subsequente.

O jogador que receber o cartão vermelho diretamente ou 2 (dois) cartões amarelos no mesmo jogo, estará suspenso por 3 (três) jogos subsequentes.

O jogador que se lesionar, sendo caracterizado por substituição imediata, estará ausente em 3 (três) jogos para recuperação.

 

 

SISTEMA DE DISPUTA DAS COPAS (PRIMEIRO E SEGUNDO SEMESTRES)

Os campeonatos são abertos a todos que se candidatarem a disputá-las,  tenham feito o draft e possuam uma equipe segundo as regras. Os campeões de cada Copa estarão classificados para a disputa da Supercopa.

Podem ser disputadas de 2 formas:

Mata-Mata

1)      A Copa será disputada no sistema de eliminatória simples (“mata-mata”), em partidas de ida e volta;

2)      Poderá ser decidido por disputas de partidas extra ou pré-copa (Mata-mata) que determinem os classificados para a fase inicial, caso a quantidade de participantes seja ímpar;

3)      O clube que somar o maior número de pontos ganhos ao final das duas partidas em disputa dentro do seu grupo, em cada fase, estará classificado para as fases seguintes;

4)      Os critérios de desempate para indicar o clube vencedor de cada confronto, quando houver igualdade em pontos ganhos ao final das duas partidas de cada grupo, serão os seguintes, aplicáveis à fase e nesta ordem:

a) maior saldo de gols;

b) maior número de gols pró assinalados no campo do adversário;

c) cobrança de pênaltis.

         5)  Para o conhecimento dos confrontos da primeira fase e da Pré-Copa, além dos mandos de campo das fases seguintes serão conhecidos através de sorteio público

 

Grupo e Mata-mata

Na primeira fase, as equipes candidatas serão divididas grupos. De acordo com decisão pré determinada antes do início da Copa os vencedores de cada grupo se classificam para a fase final, que serão disputadas no sistema de mata-mata ida e volta, que podem ser compostas em Oitavas, Quartas  e semifinais, e em apenas um jogo, a grande final.

Em caso de empate em pontos ganhos entre dois ou mais clubes ao final da primeira fase, o desempate, para efeito de classificação final, será efetuado observando-se os critérios abaixo:

1º) maior saldo de gols;

2º) maior número de gols pró;

3º) maior número de vitórias;

4º) confronto direto;

5º) sorteio.

A regra da fase seguinte será o mesmo do Mata-mata.

CARTÕES E LESÕES

O jogador que receber 3 (três) cartões amarelos, em 3 (Três) jogos diferente, estará suspenso por 1 (um) jogo subsequente.

O jogador que receber o cartão vermelho diretamente ou 2 (dois) cartões amarelos no mesmo jogo, estará suspenso por 3 (três) jogos subsequentes.

O jogador que se lesionar, sendo caracterizado por substituição imediata, estará ausente em 3 (três) jogos para recuperação.

 

SISTEMA DE DISPUTA DA SUPERCOPA

O campeonato é disputado na forma de mata-mata e duas fases: Semi-final (Ida e Volta) e Final, além da disputa do 3º lugar, ambos em uma partida e campo neutro. 

Os classificados para a supercopa  serão os seguintes:

- Campeão da Copa do 1º Semestre;

- Campeão do 1º Turno da Liga;

- Campeão da Copa do 2º Semestre,

- Campeão do 2º Turno da Liga.

Os confrontos serão dispostos da seguinte forma:

Ida

- Campeão do 2º Turno X Campeão da Copa 1ºS

- Campeão da Copa 2ºS X Campeão do 1º Turno

Volta

- Campeão da Copa 1ºS X Campeão do 2º Turno

- Campeão do 1º Turno X Campeão da Copa 2ºS

 

Se um campeão já estiver com uma vaga garantida a equipe melhor classificada no mesmo campeonato, herdará a vaga e assim por diante. Não será possível escolher uma vaga na Supercopa, será prioridade a primeira vaga conquistada.

Havendo desistência de algum participante, a equipe melhor classificada, no mesmo campeonato da vaga herdará a vaga.

 

DATAS E PUNIÇÕES

O Calendário da temporada é divulgado no começo do ano, são 10 (dez) datas oficiais pré definidas pela organização. As datas podem ser modificadas se a maioria dos técnicos escolherem uma nova data com antecedência.

As datas são distribuídas igualmente em cada semestre do ano. 4 (quatro) datas para a Liga (as datas de cada semestre da Liga são dos respectivos turnos) e 1 (uma) para a Copa semestral. A Supercopa será disputada na última data da Liga no segundo semestre.

Cada técnico tem a OBRIGATORIEDADE de cumprir todas as suas partidas em cada turno da Liga dentro do limite mínimo de 1 (uma) data e máximo de 4 (quatro) datas. Se não conseguir realizar todas as suas partidas dentro do limite máximo de 4 datas, o técnico será punido com WO (derrota por 2x0) nas partidas que não realizou e será automaticamente o último no draft de elencos da próxima temporada.

Regra do WO: A equipe penalizada com WO será aquela que menos participou das datas. Por exemplo, duas equipes “A” e “B” não realizaram seu jogo. Mas a equipe “B” participou de 3 datas e a equipe “A” participou de duas datas. A equipe “B” será declarada vencedora por WO.

Se as duas equipes compareceram ao mesmo número de datas, será aplicado o WO DUPLO, com derrota para as duas equipes.

 

REGRAS DO DRAFT E TRANSFERÊNCIAS

1 - SOBRE O ELENCO E EQUIPE EDITÁVEL:

1.1 - O DRAFT SERÁ APLICADO NO GRUPO DE WHATSAPP EM DATA E HORÁRIO PRÉ-DEFINIDO;

1.2 - ANTES DA ESCOLHA DOS ELENCOS, O TREINADOR VAI DEFINIR UMA EQUIPE EXISTENTE NO GAME FIFA PARA EDITAR O ELENCO;

1.3 - A ORDEM DE ESCOLHA DAS EQUIPES SERÁ A POSIÇÃO INVERSA CONSIDERANDO O ÚLTIMO RANKING DIVULGADO;

1.4 - ELENCO DE NO MÁXIMO 19 JOGADORES;

1.5 - PODERÃO SER ESCOLHIDOS OS JOGADORES DO GAME FIFA QUE ESTIVER SENDO JOGADO NO MOMENTO, EXCETO OS DAS EQUIPES ESPECIAIS;

1.6 - OS 2 (DOIS) GOLEIROS SÃO OBRIGATÓRIOS.

 

2 - ESCOLHA DOS ELENCOS:

2.1 – A ESCOLHA DA POSIÇÃO DOS 17 JOGADORES DE LINHA É LIVRE, SENDO OBRIGATÓRIO APENAS OS 2 GOLEIROS;

2.2 - É PROIBIDA A ESCOLHA DE UM JOGADOR POR DUAS EQUIPES DIFERENTE;

2.3 - A ORDEM DE ESCOLHA DOS JOGADORES SERÁ A INVERSA A POSIÇÃO CLASSIFICATÓRIA NO ULTIMO RANKING DIVULGADO;

2.4 - OS TREINADORES QUE NÃO ESTIVEREM RANKEADOS (NÃO PARTICIPARAM DE PELO MENOS UM JOGO NA TEMPORADA ANTERIOR) E ENTRAREM NO DRAFT ESTARÃO LIBERADOS PARA ESCOLHER OS JOGADORES APÓS O ÚLTIMO RANKEADO FAZER SUA PRIMEIRA ESCOLHA;

2.5 - QUALQUER OUTRO TREINADOR QUE ENTRAR DURANTE A TEMPORADA, APÓS O DRAFT, PODERÁ ESCOLHER OS JOGADORES QUE NÃO ESTIVEREM SIDO ESCALADO. NESTE CASO TERÁ O PRAZO DE ATÉ 48 HORAS ANTES DO INÍCIO DO TORNEIO SEGUINTE;

2.6 - EQUIPES QUE TIVEREM RECEBIDO PUNIÇÕES POR WO DURANTE A TEMPORADA, ESTARÃO AUTOMATICAMENTE NA ÚLTIMA POSIÇÃO DO DRAFT DA PRÓXIMA TEMPORADA, APÓS OS JOGADORES NOVOS;

2.7 - SE MAIS DE UMA EQUIPE, SOFRER A PUNIÇÃO POR WO, DURANTE A TEMPORADA ANTERIOR, A ORDEMA SERÁ DEFINIDA PELA QUANTIDADE DE PUNIÇÕES. HAVENDO IGUALDADE NESTE CRITÉRIO, A ESCOLHA SERÁ FEITA POR SORTEIO ENTRE AS EQUIPES EM IGUALDADE.

 

3 - DESISTÊNCIA:

3.1 - QUALQUER TREINADOR QUE OFICIALMENTE DESISTIR DE SER UM FILIADO NO GRUPO, DEIXARÁ TODOS OS SEUS JOGADORES A DISPOSIÇÃO;

3.2 - NESTE CASO, NA JANELA OU NO DRAFT SEGUINTE, OS JOGADORES ESTARÃO A DISPOSIÇÃO DAS EQUIPES RESTANTES;

 

4 - A JANELA DE TRANSFERÊNCIAS:

4.1 - SERÁ CONSIDERADA NO PERÍODO DE 1º DE JUNHO A 30 DE JUNHO;

4.2 - 2 (DUAS) ALTERAÇÕES, EM CADA ELENCO, SERÃO PERMITIDAS NA JANELA;

4.3 - AS ALTERAÇÕES ENTRE ELENCOS OU COM OS JOGADORES LIVRES PODEM SER TRATADAS NO PRIVADO ENTRE OS GERENTES MAS DEVEM SER FINALIZADAS NO GRUPO DE WHATSAPP, SENDO CONFIRMADA PELOS 2 (DOIS) GERENTES, AONDE SERÃO ANALISADAS E VALIDADAS OU NÃO;

4.4 - EM TODOS OS CASOS DEVERÁ SER OBEDECIDA A OBRIGATORIEDADE DE 2 (DOIS) GOLEIROS;

4.5 - AS TRANSFERÊNCIAS POR JOGADORES LIVRES DEVERÃO SER FEITAS DENTRO DO PERÍODO DA JANELA;

4.6 - HAVENDO JOGADOR QUE ESTEJA EM MAIS DE UMA TRANSFERÊNCIA, ESTARÁ VALENDO A QUE FOR DESCRITA NO GRUPO DE WHATSAPP PRIMEIRO;

 

5 - ATUALIZAÇÕES NO GAME:

5.1 - PODEM OCORRER ATUALIZAÇÕES NO GAME DURANTE A TEMPORADA, MAS NÃO HAVERÁ A TROCA DE VERSÃO (EX: 2016 PARA 2017);

5.2 - HAVENDO ATUALIZAÇÕES AONDE SUAS CARACTERÍSTICAS OU POSIÇÕES DE PREFERÊNCIA SEJAM ALTERADAS NÃO VÃO INTERFERIR NAS ESCALAÇÕES;

5.3 - SE EM ALGUMA ATUALIZAÇÃO UM JOGADOR ESCOLHIDO FOR EXCLUÍDO DO GAME, POR QUALQUER MOTIVO, O GERENTE TERÁ O DIREITO DE ESCOLHER UM JOGADOR LIVRE PARA COMPLETAR O ELENCO, MESMO FORA DA JANELA, RESPEITANDO A OBRIGATORIEDADE DE 2 (DOIS) GOLEIROS.